O valor mediano de avaliação bancária para habitação foi 1 356 euros em Abril, mais 25 euros que no mês anterior. Em termos homólogos, a taxa de variação fixou-se em 13,0% (12,1% em Março), avança o INE.
O preço de venda das casas aumentou 13,5% em Lisboa e 13,9% no Porto no 1º trimestre de 2022 relativamente ao mesmo período de 2021, revela a Confidencial Imobiliário no âmbito do Índice Preços Residenciais apurado a nível concelhio.
Belém, Avenidas Novas e Parque das Nações, freguesias de Lisboa, registam os preços médios de venda de apartamentos mais altos em Portugal, enquanto Salir (Loulé), Beato (Lisboa) e Bonfim (Porto) são as freguesias com os preços médios mais baixos.
Antes de investir num imóvel para arrendamento conheça os custos e a tributação associados
Portugal, Itália, Grécia, França e Espanha estão no Top 5 da Europa para os estrangeiros viveram durante a reforma, sobretudo para os norte-americanos.
O Governo aprovou uma protecção adicional para as famílias com créditos em moratória bancária, devendo as instituições financeiras avaliar a capacidade dos clientes até 31 de Agosto, para apresentar propostas de melhoria das condições dos contratos.
Entre janeiro e junho deste ano, a rede imobiliária realizou 7008 transações de venda, “o que representa um aumento de 38% face às 5065 transações efetuadas no primeiro semestre do ano anterior”.
Portugal é um dos cinco países mais seguros do mundo, segundo o Global Peace Index 2021, surgindo apenas atrás da Islândia, da Nova Zelândia e da Dinamarca. Ou seja, é o segundo entre os países da União Europeia.
Entre Março e Maio, período que assinala a reabertura após o segundo confinamento geral, a venda de casas cresceu 24% face aos três meses anteriores na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Lisboa.
O valor mediano de avaliação bancária foi 1 212 euros em Maio, mais 12 euros que o observado no mês anterior. Em termos homólogos, a taxa de variação situou-se em 8,8% (8,0% em Abril), revela o INE – Instituto Nacional de Estatística.
Em Maio, a taxa de juro nos contratos para crédito à habitação desceu para 0,820%, o capital em dívida e prestação mensal fixaram-se em 56.011 euros e 232 euros, respectivamente, avança o INE – Instituto Nacional de Estatística.
Vítor Pereira, membro da Comissão Executiva do Bankinter Portugal, em entrevista ao idealista/news.
De acordo com o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova do INE estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 5,9% em termos homólogos, mais 1,3 pontos percentuais face ao observado no mês anterior.
Por cada euro investido na compra de uma habitação por cada novo residente estrangeiro em Portugal, o reflexo na economia portuguesa cinco anos depois ronda os sete euros, revela um estudo da APR – Associação Portuguesa de Resorts.