Compro casa com varanda ou sem varanda?

 
Na nova realidade que vivemos, de pandemia sem fim à vista, muitos portugueses têm optado por trocar a sua casa por outra com condições mais adequadas às suas (novas) necessidades.

Existem dois desejos relacionados com este tema:

1 – A procura de casa com mais uma divisão. Pequena ou grande não importa, o mais relevante é poder servir como escritório, uma vez que o teletrabalho é uma realidade que veio para ficar, seja por opção ou imposição.

2 – A procura de casa que proporcione um espaço exterior. Varanda, terraço ou jardim, são agora uma característica muito atrativa para os compradores.

Hoje vou concentrar-me em falar sobretudo na questão do espaço exterior. Será que todos estamos certos de que ter uma varanda ou terraço é uma boa opção?


Transmite uma sensação de amplitude

Ter um espaço aberto que faz parte do apartamento transmite uma sensação de maior amplitude. Até os apartamentos mais pequenos, se tiverem uma varanda ou terraço, parecem maiores.

A entrada de luz natural é maior

Normalmente, como as portas são maiores que as janelas, apartamentos com espaço exterior têm mais luz natural a entrar. Por este motivo têm mais claridade, o que ajuda a reduzir a despesa com eletricidade porque precisará de menos iluminação elétrica durante o dia.

O arejamento é mais frequente

Sendo a varanda ou terraço uma extensão da casa, acabamos muitas vezes por manter a porta aberta e portanto a circulação de ar é mais frequente dentro do apartamento. Tal como na luz natural, ter portas em vez de janelas pode também significar que se precisar de arrefecer a casa no Verão irá obter melhores resultados.

Tem um espaço extra para receber

Seja uma varanda com poucos metros quadrados, seja um terraço, é o ambiente certo para juntar os amigos. (Agora não podemos, mas quem não tem vontade?) Nos espaços exteriores menos espaçosos, funciona como extensão da sala de estar, podendo ter banquinhos ou cadeiras para nos sentarmos a conversar. Nos maiores, é possível ter mobília de modo a receber confortavelmente as visitas e até mesmo ter um grelhador por exemplo, e preparar refeições. Muitos dos apartamentos modernos contam com uma varanda já equipada com churrasqueira e outras estruturas.

Serve de refúgio para descontrair

A varanda é muito útil nos momentos de descontração. Precisa apenas de uma cadeira confortável, um sofá ou uma rede. Pode usá-la para ler, ouvir música, brincar com as crianças ou simplesmente apanhar sol.
Se quiser utilizar o espaço todo o ano pode colocar uma solução de vidros que pode fechar ou recolher conforme lhe der mais jeito.

Acrescenta valor ao apartamento

Apartamentos com varanda ou terraço acabam por ser mais valorizados pelos compradores, que naturalmente, estão dispostos a oferecer mais valor por estes. Esta situação sempre foi uma realidade, mas agora com a situação da pandemia ficou mais vincada.

Tem a possibilidade de ter uma mini horta

Se for uma varanda pequena poderá apostar num canteiro de ervas aromáticas. Mas caso seja maior ou até um terraço consegue facilmente, com as várias soluções que existem, ter alface, tomate e outros legumes. Cuidar da horta pode ser um momento relaxante para além do prazer de colher alimentos plantados pelas suas mãos.


Às vezes os apartamentos com varandas pequenas acabam por deixar de ter varanda porque os proprietários as fecham. O mesmo se passa com terraços, se a necessidade for ganhar espaço interior. A prioridade de ter espaço para arrumar muitas vezes fala mais alto. E nestes casos também existem vantagens. Vejamos.

Menos um espaço para limpar

O espaço exterior precisa de limpeza frequente, seja em que andar for. Os apartamentos que não tem espaço exterior estão menos expostos à entrada de pó, folhas e outras coisas trazidas pelo vento. Este facto facilita que o apartamento precise de menos limpeza.

A manutenção do prédio é mais em conta

A manutenção dos prédios sem varandas ou terraços é mais simples. Quando existem varandas ou terraços o risco de infiltrações é mais frequente e a reparação da fachada implica mais pormenores de ligação.

A segurança é mais fácil

O facto de não existirem varandas torna o apartamento mais seguro quando há crianças, idosos e animais entre os moradores. As janelas também merecem atenção mas são mais simples de resolver do que uma varanda ou espaço exterior que todos usam.


É importante refletir sobre o assunto porque terá impacto no seu estilo de vida. E verdade seja dita, não compramos casa todos os dias!